Mensagem do Presidente

Nos últimos anos, a Mercadona conseguiu desenvolver inúmeros projetos graças à tomada de decisões corajosas, ainda que, em muitas ocasiões, impopulares e incómodas, e a compreensão de que o caminho para o êxito nem sempre é em linha reta, mas que, por vezes, é necessário avançar em ziguezague.

Com esta forma de pensar e fazer as coisas, e com a visão estratégica do Comité de Direção, apoiada pelos acionistas, de que o lucro para os 5 componentes ("O Chefe", como denominamos internamente os nossos clientes, O Colaborador, O Fornecedor, a Sociedade e o Capital) a longo prazo é alcançado através do investimento, a Mercadona iniciou, em 2016, a brutal transformação. Sete anos depois, e com um investimento que superou os 10.000 milhões de euros, hoje podemos afirmar que os excelentes resultados obtidos nos últimos doze meses são a consequência de fazer tudo o que é necessário dentro do Modelo Mercadona.

Assim, iniciámos a implantação do Novo Modelo de Loja Eficiente, que nós chamamos Loja 8, que está a implicar a transformação de todos os nossos supermercados para melhorar a experiência de compra dos “Chefes”, com as novas secções de frescos e o serviço de Pronto a Comer, e que já está presente na maioria das nossas lojas. Também anunciámos o nosso projeto internacional, com a entrada em Portugal, onde atualmente contamos com 49 supermercados. Do mesmo modo, iniciámos o Projeto da Mercadona Online, que agora já é rentável; e abordamos a remodelação e otimização dos nossos blocos logísticos, a construção dos novos escritórios de Albalat dels Sorells, em Valência; e a transformação digital da empresa, que nos está a levar a incorporar novas ferramentas informáticas e organizativas para obter um conhecimento científico dos nossos processos e torná-los mais eficientes e produtivos.

A implantação e o desenvolvimento de todas estas decisões levaram-nos a aumentar as nossas vendas para 35.527 milhões de euros, mais 15 % do que em 2022. Também gostaria de destacar que o nosso projeto internacional iniciou o caminho da rentabilidade. E, além disso, hoje os nossos “Chefes” escolhem-nos e compram mais, como comprovam os mais de 200 clientes que ganhámos por loja por dia e o aumento de 0,6 pontos de quota de mercado. Resultados que são uma consequência do esforço e do trabalho dos nossos departamentos de compras e prescrição, em conjunto com o dos fornecedores e interfornecedores especialistas, para que os clientes acertem na sua compra com um sortido eficaz e o Carrinho de Compras com maior qualidade ao preço mais económico do mercado.

As alterações introduzidas também nos estão a permitir uma melhor organização, tomando decisões e inovando com o envolvimento de todos os departamentos da empresa e, com isso, procurando a diferenciação para perdurar no tempo de forma sustentada e sustentável, sem nunca perder o foco na eficiência, na produtividade e na melhoria da nossa gestão.

Tudo isto traduziu-se num lucro líquido de 1.009 milhões de euros, mais 40 % do que em 2022. Do lucro total obtido, 100 milhões de euros são o resultado da excelente gestão da nossa tesouraria.

“As empresas e a sociedade não podem viver de costas voltadas. É nossa obrigação contribuir para o seu bem-estar, para que esta valorize a necessidade de ter mais e melhores empresas todos os dias”

Esta transformação não teria sido possível se nos tivéssemos focado apenas nos meios físicos. A alteração mais importante aconteceu nos meios mentais. Porque nunca teríamos chegado a apresentar estes extraordinários resultados sem o compromisso e o talento das 104.000 pessoas que fazem parte da Mercadona, das quais 5.000 se juntaram ao nosso projeto no último ano. Cada uma delas foi a verdadeira força da transformação, o maior ativo dos nossos “Chefes” e, em suma, a causa do êxito da Mercadona. Por isso, e porque todas as pessoas que fazem parte da equipa da Mercadona o merecem, a empresa partilhou 600 milhões de euros dos seus lucros com os colaboradores a título de prémio por objetivos, mais 50 % do que em 2022.

Estou plenamente convencido de que a Mercadona deve seguir os valores do compromisso e do propósito partilhado e de que a liderança dos nossos executivos e colaboradores passa pelo exemplo individual e coletivo, porque é a única forma de as pessoas fazerem com excelência o que melhor sabem fazer e de se sentirem motivadas para o fazer. E, no dia a dia, são o nosso exemplo e os nossos feitos que melhor definem a essência da liderança.

Este propósito também implica estarmos comprometidos com a sociedade, porque as empresas e a sociedade não podem viver de costas voltadas, e é nossa obrigação contribuir para a criação de riqueza e bem-estar para que a sociedade valorize a necessidade de ter mais e melhores empresas todos os dias. De facto, é com base nessa forma de atuar que a Mercadona distribui os seus lucros com a sociedade, tal como reflete a nossa contribuição direta e indireta conjunta que, em 2023, foi de 2.604 milhões de euros, mais 15 % do que em 2022. Ou também o valor dos impostos em sede de IRC, que ultrapassou os 343 milhões de euros, com um aumento de 43 % comparado com o exercício anterior, com uma taxa de 23,3 %.

Este envolvimento com a sociedade para alcançar um impacto mais positivo tem continuidade na nossa responsabilidade de ajudar a preservar e proteger o ambiente, como demonstra o nosso compromisso de dizer “sim a continuar a cuidar do planeta”. Deste modo, continuamos a desenvolver com firmeza políticas para a redução de emissões, o uso de material reciclado nas embalagens comerciais e a utilização de fontes de energia renováveis.

Sete anos apos o início da brutal transformação da Mercadona ainda temos um longo caminho a percorrer. Com o Modelo como guia, continuaremos a mudar e a fazer ziguezagues para construir uma relação de confiança mútua com os nossos fornecedores e interfornecedores especialistas, condição imprescindível para abordar com êxito o nosso objetivo de ser Totaler Radical e para que os nossos clientes nos escolham e acertem ao fazer as suas compras. Estou convencido de que fazendo o que for necessário para avançar melhor, e com a liderança de cada uma das pessoas, executivos e colaboradores que formam esta grande empresa, conseguiremos fazer com que as coisas aconteçam.

A Mercadona está a ir muito bem e o ano de 2023 foi espetacular em todos os aspetos. Por isso, quero agradecer a confiança do Conselho de Administração e dos acionistas nas decisões do Comité de Direção. Sem o seu apoio e compromisso não teria sido possível iniciar, desenvolver e continuar a nossa brutal transformação, após termos concluído que tínhamos de pensar a longo prazo através do investimento, sem endividamento e com recursos próprios, hoje a causa do círculo de eficiência, rentabilidade e gestão em que a empresa esta imersa.