Clarificamos vários conceitos básicos sobre a reciclagem para o ajudar a separar e a comprar melhor

4 conceitos básicos sobre a reciclagem

15 de setembro de 2020

Hoje em dia ouvimos falar muito sobre a reciclagem. Deparamo-nos diariamente com termos que, na maioria das vezes, não possuem os esclarecimentos suficientes. Por isso, não é raro que confundamos o sentido de palavras como “reciclável”, “reciclado”, “reutilizável” ou “compostável”. Novos conceitos para novos tempos, mas... significam o mesmo? o que é exatamente cada coisa?

Cada vez é mais frequente escutá-los, sobretudo quando vamos às compras ou quando separamos o lixo em casa. Alguns são bastante claros; outros talvez nem tanto. Por isso é importante clarificar as ideias, porque nos ajudarão a separar melhor em casa e a fazer compras mais informadas.

Compostável

Compostável

Dizemos que um produto ou embalagem é compostável quando pode transformar-se em composto, ou seja, adubo orgânico de qualidade. Esta é uma das principais diferenças entre um material compostável e um biodegradável.
Um produto compostável deve ser depositado no contentor de resíduos orgânicos, se existir. Deste modo, será enviado para uma central de tratamento industrial, na qual, sob determinadas condições, será transformado em adubo para utilização agrícola.

Reciclado e reciclável

Não são o mesmo! As embalagens que deposita no contentor amarelo vão para uma central de tratamento onde serão convertidas em matéria-prima. Esta matéria-prima é utilizada para fazer produtos reciclados: não foi necessário usar novos recursos naturais para fabricar estes produtos.

Um produto reciclável é a outra face da moeda: está especificamente concebido para que o seu material seja aproveitado de novo depois de passar por um tratamento de reciclagem. Não tem de ser feito de material reciclado, mas sim poder-se-á reciclar.

Reciclado

reciclável

Reutilizável

O conceito de produto reutilizável é o mais fácil: está pensado para poder ser usado mais do que uma vez com uma finalidade determinada, como levar as compras, sem ter de passar por nenhum tratamento especial intermédio. Só tem de se lembrar de levar o saco de casa!

Reutilizável

Na transição para uma economia circular os consumidores têm muito a dizer e muito a contribuir. Conhecer os conceitos-chave ajudar-nos-á a todos a ter um estilo de vida cada vez mais sustentável.

infografia plasticos