Morango nacional da Mercadona

Mercadona aposta no morango nacional

07 de abril de 2021
  • A Mercadona mantém uma relação próxima com o setor primário português e aposta nos morangos nacionais, tendo adquirido à Sudoberry 150 toneladas em 2020.
  • Com o lema “Em Portugal somos portugueses”, a Mercadona tem vindo a colaborar com mais de 300 fornecedores nacionais.

A Mercadona procura oferecer aos “Chefes” os melhores produtos e, para isso, conta com fornecedores especialistas que garantam sempre a melhor qualidade, desenvolvendo relações de proximidade e de benefício mútuo, dentro de uma Cadeia Agroalimentar Sustentável.

Assim, a empresa iniciou a colaboração com a Sudoberry, fornecedor especialista de frutos vermelhos, à qual comprou mais de 150 toneladas de morangos em 2020, quantidade que prevê aumentar ao longo do presente ano, reforçando assim a sua aposta no setor primário. Esta parceria teve início em 2019 e, desde então, este produto de origem portuguesa encontra-se à venda nas lojas da cadeia de supermercados em Portugal.

Os morangos nacionais da Mercadona provêm do litoral Alentejano, beneficiando do clima ameno e da proximidade marítima para obter a melhor qualidade e possibilitando a produção entre janeiro e outubro, tanto em estufas como em campo aberto.

Além disso, as embalagens nas quais se encontram os morangos são recicláveis e elaboradas com material reciclado, uma preocupação conjunta da Mercadona com os seus fornecedores, como parte do compromisso da empresa de reduzir os plásticos dentro da sua Estratégia 6.25.

colheita morangos MercadonaPreparação dos morangos para envio para a Mercadona, em embalagens recicladas e recicláveis.

Com o lema de que “Em Portugal somos portugueses”, a Mercadona tem vindo a colaborar com mais de 300 fornecedores nacionais e a apostar num relacionamento estável, baseado na transparência e no compromisso a longo prazo.

O trabalho realizado em conjunto com o setor primário permite à empresa criar um projeto comum, fruto do desenvolvimento da Cadeia Agroalimentar Sustentável da Mercadona, baseado na estabilidade, produtividade e diálogo, com o objetivo de promover o crescimento partilhado e sustentável.

Mercadona e SudoberryPedro Barraco e Susana Ferreira nas estufas de morangos do fornecedor Sudoberry, em Odemira.

Susana Ferreira, Responsável de Vendas e Logística da Sudoberry, comenta: “A nossa parceria iniciou em 2019, quando fomos contactados pelo Departamento de Compras da Mercadona e, mais precisamente, o primeiro envio foi a finais do mês de junho. Temos crescido como produtores juntamente com a Mercadona, o que nos deixa muito contentes, colaborando com produto português para as suas lojas e assegurando o melhor nível de qualidade do produto para os clientes.”

Pedro Barraco, Diretor de Relação com o Setor Primário da Mercadona Portugal, refere que: “É necessário estar cada vez mais próximos do Sector Primário, através de um diálogo constante, a transparência e o trabalho conjunto, o que nos permite planificar melhor todos os processos. Envolver os nossos fornecedores nesta visão geral de Cadeia Agroalimentar Sustentável permite-nos criar assim uma relação estável e de compromisso a fim de obter o melhor produto para o nosso ‘Chefe’.”

receita morangos MercadonaSugestão de apresentação de Morangos nacionais da Mercadona.