Imperial e a origem das amêndoas de Páscoa

Imperial e a origem das amêndoas de Páscoa

21 de março de 2024

Já se conhecem as histórias de onde vêm os ovinhos de chocolate, mas… sabe de onde vêm as suas amêndoas de Páscoa?

Na Mercadona queremos oferecer as melhores soluções aos nossos “Chefes” portugueses e estamos atentos aos seus hábitos, necessidades e tradições. Assim, descobrimos rapidamente que não há Páscoa sem amêndoas e, por isso, procurámos por todo o país pelo melhor fornecedor especialista deste produto.

E foi em Vila do Conde que encontrámos a Imperial, empresa fundada em 1932, a maior produtora de chocolate em Portugal e com quem mantemos uma relação próxima há vários anos. Relação esta que nasce antes da abertura da primeira loja no país, pois já estavam presentes outros chocolates da Imperial nos carrinhos de compras espanhóis. A sua aposta na qualidade e na inovação constantes, associadas à proximidade com os portugueses, fazem com que seja a parceira ideal para fazer as amêndoas de Páscoa do seu Supermercado de Confiança.

Quer saber como são feitas?

Apesar de prezarem pela doçura, o fabrico das amêndoas de Páscoa não é pera doce, envolvendo uma série de etapas e um rigoroso controlo de qualidade.

Tudo se inicia com a escolha das melhores matérias-primas, desde os produtos de cacau (a pasta de cacau e a manteiga de cacau), até às amêndoas, sem as quais não se podem fazer estas indispensáveis guloseimas pascais.

Segue-se a produção da massa de chocolate, que se obtém a partir da mistura da pasta de cacau, da manteiga de cacau, açúcar e leite. Podem ser misturados outros ingredientes e em diferentes quantidades, dependendo do tipo de massa a fabricar: de leite, preto ou branco. O fabrico desta massa contempla posteriormente a sua refinação, conchagem e armazenamento em depósitos aquecidos e com agitação contínua.

De acordo com o tipo de amêndoa que queremos obter, a massa de chocolate é encaminhada para as diferentes linhas de produção para que se dê início ao processo de envolvimento da amêndoa, previamente torrada, com o chocolate.

Torragem da amêndoaTorragem da amêndoa.

Sobre a amêndoa são colocadas diversas camadas de massa de chocolate até ficar com uma forma oval perfeita.

Revestimento da amêndoa com massa de chocolate.Revestimento da amêndoa com massa de chocolate.

Terminando o processo de revestimento da amêndoa torrada com várias camadas de massa de chocolate, estas serão polidas para obtenção de um produto final brilhante e apelativo.

Polimento das amêndoas

Mistério desfeito. Agora que já sabe de onde vêm as amêndoas de chocolate da Mercadona, corra para a loja mais próxima antes que acabem.

Conheça o nosso sortido completo de Amêndoas de Páscoa disponíveis na Mercadona e mais novidades de Chocolates e doces de Páscoa.