sistema de gestão ambiental da mercadona

Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona

05 de junho de 2023
  • A empresa dispõe há vários anos de um Sistema de Gestão Ambiental próprio baseado em identificar, prevenir e reduzir os impactos da sua atividade no ambiente.

A Mercadona, consciente da importância de cuidar do planeta e do papel crucial que tem a adoção de práticas mais sustentáveis na sociedade, conta com um firme compromisso para preservar o meio ambiente e fazer frente aos desafios ambientais da atualidade.

A empresa dispõe há vários anos de um Sistema de Gestão Ambiental próprio baseado em identificar, prevenir e reduzir os impactos no ambiente através da Otimização logística, Eficiência energética e Redução de resíduos.

Otimização logística

Uma das estratégias fundamentais para minimizar o impacto é a otimização logística, baseada na premissa de “Transportar mais com menos recursos”. Trata-se de otimizar cada trajeto, reduzindo assim o número de deslocações e minimizando o congestionamento do trânsito, entre outros. Além disso, continua a procurar meios de transporte mais sustentáveis com combustíveis alternativos e estratégias para melhorar a última milha.

Um dos últimos exemplos nesta matéria é o teste com um novo camião 100% elétrico. Este exemplo faz com que a Mercadona seja a primeira empresa do setor em Espanha a realizar estas provas, um avanço pioneiro no processo de descarbonização do transporte em 2050, em linha com os compromissos de emissões neutras do Pacto Verde Europeu.

Outras medidas de otimização logística na Mercadona:

  • Uso de combustíveis menos contaminantes através de camiões a gás, frota EURO 6 ou superior, carrinhas ECO, transporte ferroviário, incorporação de reboques duplos e megarreboques.
  • Melhoria nos equipamentos de frio dos camiões e carrinhas, que levam refrigerantes naturais mais eficientes e sustentáveis.

Eficiência energética

A eficiência energética é outra das áreas fundamentais para cuidar do medio ambiente. A empresa conta com tecnologias e diferentes práticas para reduzir o consumo de energia e diminuir a sua pegada de carbono.

Nas suas lojas tem implementadas diferentes medidas de poupança energética como os sistemas de iluminação eficientes, painéis solares nos telhados e equipamentos e maquinarias de última geração: murais frigoríficos e móveis de congelados fechados.

 

Redução de resíduos

Por último, a Mercadona promove a redução do consumo de matérias-primas e a produção de resíduos com estratégias que promovem a reutilização e a reciclagem.

Exemplo disso são os sacos com 70% de plástico reciclado, a redução de resíduos nas embalagens nas suas marcas próprias ou a instalação de caixotes de reciclagem nas suas lojas. Igualmente, a empresa trabalha para melhorar os processos internos e promover a economia circular, procurando alternativas mais sustentáveis.

Outros exemplos

As doações dos excedentes de alimentos são outra forma de reduzir o desperdício alimentar e o seu impacto no meio ambiente.

Além disso, põe à disposição dos “Chefes” (clientes) pontos de carregamento para veículos elétricos de qualidade a um preço muito competitivo da rede MOBI.E. Em 2022, a empresa continuou a apostar na instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos nas suas lojas, blocos logísticos e escritórios, tendo atingido os 2.059 pontos de carregamento (1.985 em Espanha e 74 em Portugal).

Um modelo de empresa responsável

O cuidado do meio ambiente desempenha um papel fundamental no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Mundial. A empresa faz parte desta iniciativa desde 2011 e trabalha de forma constante para promover práticas mais sustentáveis e dar resposta aos objetivos nos quais mais influencia o impacto da sua atividade.

Através do Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona, a empresa cumpre com os seguintes ODS:

Objetivos de desenvolvimento sustentável da Mercadona